51 3484.171051 98413.8680
ativoAtivo 1@300px
Av. José Loureiro da Silva, 1792Ed. Paim, sala 201 | Centro | Gravataí

Comprar um imóvel em leilão, é vantajoso?

A arrematação de um bem imóvel pode trazer muitos benefícios financeiros, mas é imprescindível entender as peculiaridades do negócio para evitar dissabores futuros.

O leilão é uma modalidade de venda de imóveis que permite a negociação por valores ajustados e muitas das vezes abaixo do mercado. Se compreendidas as suas peculiaridades e tomadas as cautelas necessárias, através de uma assessoria especializada na área, pode ser uma ótima opção de negócio.

 Leilão presencial e online

Os leilões dividem-se em modalidades presencias e online. Na presencial, o comprador vai até o leiloeiro e participa dos lances, manifestando sua vontade através de lances. No online, o comprador consegue efetuar o negócio à distância. Também existem leilões que ocorrem de forma presencial e online simultaneamente, podendo os lances serem feitos pela internet e no local físico. Há muitos leilões da modalidade online que são homologados pelo Tribunal de Justiça de cada Estado. Além disso, é importante verificar se a empresa tem credibilidade no mercado.

Leilão judicial e extrajudicial

Há uma crença de que todos os imóveis que estão à venda em um leilão obrigatoriamente são provenientes de um processo judicial, contudo, isso não é verdade. Isso porque o leilão é um sistema de venda e também se aplica em outros casos. Assim, existem os leilões judicias e extrajudiciais.

– Leilão Judicial: é aquele em que existe um processo, ele ocorre em virtude de um litígio. Acontece quando alguém deixa de pagar um contrato de financiamento, em uma ação de execução, cumprimento de sentença, penhora, hipoteca, dentre outros.

Extrajudicial: um particular contrata um leiloeiro para prestar o serviço de leilão e vender o imóvel. Não necessariamente o imóvel tem alguma questão legal a ser resolvida, pode apenas o proprietário ter optado por essa opção de venda. O leilão extrajudicial também ocorre nos casos em que há uma cláusula contratual que permite ao credor no caso de falta de pagamento do contrato levar o imóvel a leilão, independente de processo judicial.

É importante, portanto, entender se o imóvel que está sendo leiloado é ou não objeto de litígio. Logo, aquele que estiver interessado na aquisição deve obrigatoriamente contratar uma assessoria jurídica especializada, caso contrário, os riscos e os prejuízos são incalculáveis. O procedimento de aquisição de bem imóvel através de leilão, é uma excelente opção para adquirir casas, terremos e apartamentos por valores inferiores ao de mercado, no entanto, indispensável entender a legislação atinente à matéria, bem como o procedimento administrativo relacionado ao processo de compra, evitando, desta maneira, possíveis problemas futuros.

Leave a comment

Nosso Endereço

Av. José Loureiro da Silva, 1792 - sala 201Gravataí

Nossos Telefones

51 3484.171051 98413.8680

Nossos Horários

Segunda - Sexta - 9:00 - 18:00

Mafe Advogados 2022 Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agência help-a-Lot